top of page

Qual a diferença entre vistoria, inspeção, auditoria, perícia e consultoria! Post com exemplos.

Foto do escritor: Joana BoozJoana Booz

Atualizado: 21 de jan. de 2020

Os termos estão interligados e tem uma continuação, então se você não diferenciar bem, pode estar cobrando uma vistoria e entregando uma inspeção.











No post anterior, explicamos as diferenças dos termos, mas como há uma relação de interligação e continuidade, vamos apresentar alguns exemplos para cada um.


Os exemplos a seguir são para diferenciar os termos, não necessariamente os problemas, origens e correções indicadas são as mais apropriadas para o exemplo. Toda manifestação patológica tem um contexto envolvido, você deverá fazer a anamnese e considerar todos os meios que podem ter influenciado.



Vistoria

Na vistoria o que você escreveria? Você tem que manter o foco somente na constatação:

  • Umidade na parede da sala 01, no primeiro pavimento, parede fundos ao Sul.

Pronto! É somente isso, tente conter a empolgação em dizer porque ela ocorreu e como corrigi-la. Seja objetivo!


Inspeção

Você vai dar a continuidade, vai fazer a análise do problema. Dependendo do tipo de manifestação patológica, haverá necessidade de especialistas em áreas especificas. (calculista, especialistas em fachada, engenheiro eletricista...), assim você terá uma análise da edificação.

  • Umidade na parede da sala 01, no primeiro pavimento, parede fundos ao Sul, decorrente do excesso de água que acumula na fachada lateral.

Identifique e explique o motivo, não tente resolve-lo ainda.


Auditoria

Você vai examinar e avaliar documentos e normas para validação dos métodos e produtos utilizados para a execução do serviço. Dependendo da complexidade do caso, será necessário o trabalho de outros profissionais (engenheiro eletricista, geólogo, engenheiro químico, calculistas e outros). Um exemplo são de incorporadoras que contratam empreiteiras para execução de uma obra, a incorporadora pode contratar um auditor para fiscalizar e auditar se os materiais utilizados e o método de execução estão de acordo com o contrato firmado entre eles, se a obra está no tempo certo ou com atrasos.

  • Umidade na parede da sala 01, no primeiro pavimento, parede fundos ao Sul, decorrente do excesso de água que acumula na fachada lateral. De acordo com os documentos entregues pelo proprietário os materiais contratados tinham qualidade superior ao que foi entregue. (isso é só um exemplo simples, somente para diferenciar os termos)

Na auditoria você vai analisar qual tipo de embasamento será utilizado: legislação, normas técnicas, contratos, especificações técnicas, memorial descritivo, projetos, manual de serviços de execução, projetos executivos e memoriais executivos.


Perícia

Vamos apurar e examinar as provas técnicas, você provavelmente vai necessitar de ensaios e parceiros em áreas afins para verificar a origem, causa e mecanismo de ação dos fatos. Você terá como objetivo a formulação de um diagnostico visando a reparação do problema, melhoria na qualidade e durabilidade da edificação. Como consequência possibilitará a apuração das responsabilidades. Assim como na auditoria poderá ser necessário o trabalho de outros profissionais (engenheiro eletricista, geólogo, engenheiro químico, calculistas e outros).

  • Umidade na parede da sala 01, no primeiro pavimento, parede fundos ao Sul, decorrente do excesso de água que acumula na fachada lateral. De acordo com os documentos entregues pelo proprietário os materiais contratados tinham qualidade superior ao que foi entregue. Não foi previsto mecanismos de escoamento em projeto para possível acumulo de água na fachada. (como falei, peguei uma imagem para um exemplo simples, somente para diferenciar os termos)

O perito trabalha com provas, fatos para determinar origem, causa e mecanismos de ação.


Consultoria

Esse é o que a maioria espera quando contrata algum tipo de laudo de engenharia diagnostica, a correção e solução do problema. Finalmente você poderá dar um prognóstico e prescrição técnica a respeito do fato. Assim como nos outros, profissionais de outras áreas se farão necessário.

  • Umidade na parede da sala 01, no primeiro pavimento, parede fundos ao Sul, decorrente do excesso de água que acumula na fachada lateral. Nos casos do revestimento com pulverulência, deve-se fazer a remoção do revestimento para posterior aplicação de novo material. Quando o revestimento está endurecido, pode-se fazer a impermeabilização superficial do emboço com materiais com resistência à pressão negativa por ação da força de ascensão capilar da água. No caso do revestimento pulverulento desagregando ou com ocorrência de som cavo, inicia-se o processo pela remoção de todo revestimento de argamassa afetado, atingindo 50 cm acima do foco mais alto de infiltração. Depois aplica-se novo revestimento.

Na consultoria finalmente você vai dizer os procedimentos para recuperação, reparo ou correção.


E por ultimo, mas não menos importante, saiba que cada termo descrito acima tem suas subdivisões.

Agora que você já conhece a diferença entre todos, poderá oferecer o serviço que seu cliente necessita, mas CUIDADO, muitas vezes o cliente quer como resultado uma consultoria, porém quer pagar o valor de uma vistoria.

Você terá que direcionar e saber avaliar o que realmente é necessário para não perder o trabalho e conseguir atingir o objetivo para o qual foi solicitado.


Na engenharia diagnóstica podemos comparar o engenheiro civil à um clínico geral, você será o primeiro, o que identificará o problema e deve encaminhar para um especialista que fará as indicações corretas para cada caso.



421 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


RECEBA AS NOVIDADES

  • Black Facebook Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Instagram Icon

© 2018 por Engenharia Por Elas. 

bottom of page