Todos tem que entregar ao cliente o mesmo resultado, A SOLUÇÃO, para aquilo que você foi contratado.
Você já visualizou os fatos, está pronto para iniciar a descrição, mas se deparou com a indecisão de como montar o seu trabalho para entregar ao cliente.
Assim como qual tipo de trabalho vai ser proposto ao cliente, você precisa saber qual o tipo de formatação de entrega cada um deve ter.
Digamos que o relatório seria a formatação prática, simples e necessária para as vistorias, porém o seu cliente não vai querer pagar uma “fortuna” por um relatório, então, neste caso, você entrega um laudo técnico.
Vamos ao resumo dos termos:
O laudo técnico é um documento que será emitido por nós engenheiros ou arquitetos, relatando os serviços prestados de forma clara e objetiva. Nele você apresentará os resultados das vistorias, inspeções, auditorias e perícias da edificação. #laudotecnico
Nas perícias judiciais, o perito realizará a entrega ao juiz do laudo técnico, já os assistentes técnicos das partes (clientes) devem entregar o laudo, que neste caso o termo designado é parecer técnico, manifestando-se sobre o laudo do perito do juízo.
Isso é tema para um novo artigo, por enquanto vamos deixar subentendido. #perito #pericia #parecertecnico
No parecer técnico além de você relatar os serviços prestados, deverá descrever os prognósticos e/ou prescrições técnicas para compor a consultoria realizada na edificação.
Ambos devem ser feitos de forma clara e objetiva, utilizando linguagem simples e coerência lógica. Se necessário a colocação de termos técnicos, indica-se a utilização de glossário, para facilitar o entendimento dos referidos termos.
Lembre-se que o relatório, laudo e parecer técnico devem ser claros e de fácil leitura para o entendimento de todos. Um bom trabalho não é aquele cheio de termos técnicos e sim com os resultados à que foi solicitado.
Comentarios