Entregue o trabalho pelo qual você foi contratado. Cuide, pois o cliente pode criar expectativas que não serão entregues.
![](https://static.wixstatic.com/media/9aae58f8cb39c0432380467cfa4e74eb.jpg/v1/fill/w_393,h_585,al_c,q_80,enc_auto/9aae58f8cb39c0432380467cfa4e74eb.jpg)
Na engenharia civil, os termos ficam “misturados” até um certo ponto. Cabe a nós engenheiros e arquitetos captar qual expectativa o cliente tem do serviço que está contratando.
Na abordagem deve-se obter o máximo de informação a respeito da obra e do ponto de vista do cliente, o que ele espera de resposta do seu trabalho como engenheiro.
A partir deste contato inicial e análise das informações, você poderá orientar seu cliente, direcionando seu trabalho e orçamento para a finalidade que foi solicitado.
E agora que eu tenho as informações e já sei o resultado que quero chegar, qual a diretriz técnica da engenharia diagnóstica eu devo usar?
A seguir estão o resumo dos termos, se você quiser exemplos de cada um leia o POST do link! https://www.engenhariaporelas.com.br/post/vistoria-inspeção-auditoria-perícia-e-consultoria
Vamos ao resumo dos termos:
Vistoria
aqui você só vai apresentar as características físicas aparentes do imóvel em estudo, fazer a consulta de reconhecimento e constatação; #vistoriapredial
Inspeção
você já fez a vistoria, constatou e agora utilizará de ferramentas especificas e especialistas na área (calculista, especialistas em fachada, engenheiro eletricista...), assim você terá uma análise da edificação. #inspeçãopredial
Auditoria
esse nome já assusta, mas calma, aqui você vai utilizar as normas e bibliografias referentes à área que está sendo estudada para atestar as informações que estão sendo abordadas. #auditoriapredial
Perícia
agora já estamos na parte aonde as coisas provavelmente já chegaram em um nível hard, aqui vamos apurar e examinar as provas técnicas, você provavelmente vai necessitar de ensaios e parceiros em áreas afins para verificar a origem, causa e mecanismo de ação dos fatos. #pericia
Consultoria
agora chegamos na parte em que todos os clientes quando entram em contanto conosco esperam ter como resultado, a prescrição da solução do fato. Finalmente você poderá dar um prognóstico e prescrição técnica a respeito do fato. Assim como nos outros, profissionais de outras áreas se farão necessário. #consultoria
Seja claro na hora de montar o orçamento, lembre-se sempre, você é o profissional!
Agora que você já conhece a diferença entre todos, poderá oferecer o serviço que seu cliente necessita, mas CUIDADO, muitas vezes o cliente quer como resultado uma consultoria, porém quer pagar o valor de uma vistoria.
Você terá que direcionar e saber avaliar o que realmente é necessário para não perder o trabalho e conseguir atingir o objetivo para o qual foi solicitado.
Na engenharia diagnóstica podemos comparar o engenheiro civil à um clínico geral, você será o primeiro, o que identificará o problema e deve encaminhar para um especialista que fará as indicações corretas para cada caso.
Nos próximos posts vamos exemplificar cada um dos trabalhos de forma prática.
Comments